Pular para o conteúdo

Como tirar 2ª via do título de eleitor

Saiba como estar preparado para as eleições 2012, isso mesmo, saiba como tirar o título de eleitor, transferir ou solicitar 2 vias do título em qualquer cidade do Brasil e pela internet.

As eleições 2012 estão confirmadas e o primeiro turno irá acontecer no mês de outubro, mais precisamente no dia 7, já o segundo turno está previsto para acontecer também no mês de outubro, mas no dia 28, desta forma é preciso estar de olho e conferir seu título de eleitor.

Titulo de eleitor
Titulo de eleitor

O título de eleitor é um documento essencial para o cidadão brasileiro, pois somente com ele, o cidadão poderá exercer plenamente a sua cidadania. Caso o cidadão esteja com o documento extraviado, rasurado, ou bloqueado, não poderá participar das eleições 2018, e portanto, não terá direito a fazer conta em banco, passaporte, entre outros benefícios.

Título de Eleitor, 2 vias, como tirar, cartório eleitoral

Nestas eleições os brasileiros irão escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades, apesar de a idade mínima para tirar título de eleitor ser de 16 anos, apenas maiores de 18 anos tem a obrigatoriedade de votar em qualquer eleição, sendo facultativo o voto também para maiores de 70 anos e analfabetos.

Hoje vamos falar aqui como tirar o título e como solicitar a 2 via do Título de Eleitor para casos de perda ou extravio destas documentações, ambas as solicitações devem ser feitas no cartório eleitoral mais próximo de sua residência, para participar do voto em trânsito.

Para solicitar a primeira ou segunda via do Título de Eleitor você deverá ir pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, no caso da 2 via, é necessário comparecer no cartório eleitoral que você está inscrito.

É necessário que você leve um documento com foto (RG) e o CPF, além de um comprovante de residência para títulos novos, já para 2 vias é necessário apenas levar um documento com foto, munido destes documentos basta preencher um requerimento para solicitação do mesmo, lembrando que as solicitações tanto de novos quanto de 2 via do Título de Eleitor deverão ser feitas até 10 dias antes da votação.

Quem preferir poderá fazer a inscrição ou a transferência do título de eleitor pela Internet através do site do TSE, após preencher os dados solicitados basta que você compareça ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

Título de Eleitor – www.tse.jus.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *